quinta-feira, 4 de junho de 2009

EU SOU UM TÉNI

Eu sou um téni e estou preocupado com o meu futuro.

E tenho boas razões para estar preocupado.

Acabei de sofrer um terrível e mortal acidente de trabalho.

A minha sola,
melhor dito,
o meu piso,
pois de sola não tem nada,
é pura borracha sintética indonésia,
descolou-se e quase se separou do corpo
quando o meu dono pontapeou fortemente
uma bola molhada.

Nem sei como,
ironias inexplicáveis do futebol,
o remate saiu em arco,
com efeito imparável
e marcou um soberbo e aplaudido golo.

Mas voltando à preocupação pelo meu futuro,
pergunto-me:
para que é que serve um par de ténis que já não é par?

Os ténis,
como as freiras e os polícias,
devem andar aos pares!

Oh minha Adideusa,
Deusa dos Ténis,
já oiço os passos do meu dono!!

Agarra-me fortemente,
como se eu pudesse fugir sozinho e,
estranhíssimo,
atira-me ao ar gritando estridentemente
de tal forma que,
se ouvidos tivesse,
surdo teria ficado,
assim um som de índio americano,
algo como iupiiiiii.

Perdi a consciência num vórtice de terror
em que já me sentia jogado em lixeira malcheirosa
rodeado de alfaces fermentadas,
fraldas recheadas,
seringas ensanguentadas,
limões podres e outras imundices.

Volto a mim,
abro a medo os olhais vazios
por onde corriam habitualmente os atacadores e,
qual o meu espanto,
vejo-me colocado numa prateleira
no escritório do meu dono,
em local de destaque!

Pendurada ao peito,
tinham-me colocado uma placa que dizia:

“Téni amigo, jamais te esquecerei –
Final do Campeonato de Futebol Inter-Escolas, 2006”


Setembro 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário